Os Itinerários Formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio. Já abordamos esse assunto aqui no blog em nossos posts sobre a BNCC e sobre os Itinerários. Por ser algo completamente novo, a implementação desse novo formato ainda é motivo de dúvida para muitos educadores e gestores.
O Sistema Poliedro conta com mais de 480 escolas parceiras em todo o Brasil e entende bem as dificuldades e desafios que os Itinerários Formativos trazem. Com base em todo o know-how adquirido ao longo de anos de desenvolvimento de uma metodologia de ensino conhecida pela sua excelência, o Sistema Poliedro lançou uma inédita plataforma digital de Itinerários Formativos.
A ideia por trás da ferramenta é oferecer diversas opções de Itinerários Formativos que podem facilmente ser implementados pelas escolas parceiras com todo o apoio do Poliedro. Cada uma das trilhas tem temáticas específicas divididas em dois módulos de 25 horas. São oferecidas 16 trilhas dentro das seguintes áreas de conhecimento:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Implementação dos Itinerários Formativos
As escolas que optarem pela plataforma de Itinerários do Poliedro têm a opção de escolher quais trilhas serão oferecidas aos alunos. Através de análise e pesquisa com os estudantes, a escola pode entender melhor quais trilhas têm mais interesse e quais adaptações serão necessárias para a sua implementação.
A partir dessa definição, os alunos também terão acesso à plataforma, em que poderão encontrar todas as informações sobre a trilha, como os objetivos de cada curso e quais trilhas são mais indicadas de acordo com o perfil do aluno, ajudando também em seu projeto de vida e na escolha profissional.
O Poliedro também oferece todo o apoio da consultoria pedagógica para que a escola possa encontrar as trilhas que mais se adaptam ao contexto social em que estão inseridas.
Construção das trilhas
Cada trilha foi construída e desenvolvida baseada em metodologias ativas, trazendo o conteúdo a ser ensinado sempre de forma dinâmica e engajadora. Os professores têm acesso a todas as ferramentas e informações necessárias para ministrar as aulas, como sugestões de conteúdos, atividades, avaliações e projetos.
Para os alunos, a plataforma digital traz o conteúdo por meio de textos, vídeos, videoaulas, podcasts, fóruns de discussões e muito mais. A plataforma também permite aos professores incluírem novos conteúdos para os alunos.
Além disso, as escolas têm a opção de ofertar os itinerários de três formas distintas. Além do modo presencial, em que as aulas acontecem nas salas ou laboratórios específicos das escolas parceiras, há também dois modos on-line. No primeiro, os alunos seguem as aulas remotamente com o acompanhamento de professores da escola parceira. Na outra opção on-line, as aulas são ministradas por tutores do Sistema Poliedro em formato EAD.