Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participam do plantio de árvores nativas na Estação Ecológica do Colégio Alfa.
O Colégio Alfa dispõe de uma estação ecológica com o objetivo de atender os alunos nas abordagens do meio ambiente e também nos conteúdos interdisciplinares. Os alunos já plantaram a maioria das árvores nativas da estação.
A aluna Gabriela Rossa plantou uma muda de árvore nativa quando estava no 6 ano e deixou sua tiara para marcar a planta. Hoje, no 9 ano foi com muita surpresa e emoção que encontrou a árvore que havia plantado , grande e bem cuidada. É o jovem agindo positivamente com a natureza.
A disciplina de Química no Ensino Fundamental tem como um dos objetivos preparar os alunos para iniciarem os estudos dos conteúdos para a entrada no Ensino Médio.
Além da aula teórica de reações químicas, que foram representadas por equações, e compreendendo o conceito de que quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substancia em que a constituição da matéria é alterada, podemos considerar como um fenômeno químico, ou seja, ocorreu a reação química.
Após as informações teóricas os alunos participaram de uma aula prática, como uma maneira eficiente de ensinar e aprimorar a compreensão do conteúdo e auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas.
Para os alunos compreenderem na prática o conceito de média aritmética através de uma atividade dos alunos “medirem” o seu próprio corpo.
O objetivo foi do aluno encontrar estratégias para resolver situações-problema envolvendo o cálculo da média para realizar estimativas e tomada de decisões.
A professora da disciplina de Matemática realizou uma atividade prática com os alunos sobre a compreensão de gráficos. A atividade foi praticada através da construção na sala de informática.
Aprender a construir, fazer a leitura interpretativa de gráficos e tabelas é uma competência importante para o aluno compreender informações divulgadas pela mídia.
Sobre o projeto práticas da disciplina de Ciências, com o conteúdo o corpo humano, os alunos do 8º ano ajudaram a professora a “abrir” um pulmão.
A pergunta, por que respiramos?, foi o questionamento que a professora fez para iniciar a aula teórica sobre o Sistema Respiratório. E “como o ar entra e sai do nosso corpo”? também foi uma das perguntas da aula teoria que visou conhecer as explicações dos alunos referentes à função da respiração para nós.
Após as informações obtidas através do livro didático e pesquisa, os alunos chegaram à conclusão de que “ a respiração é uma condição para a vida”.
Aí, chegou a hora de contextualizar a teoria com a prática. E foi assim, que os alunos puderam conhecer as estruturas de um pulmão bovino e suas funções.
Após a utilização dessas estratégias, observou-se mudanças nos níveis explicativos, bem como fatores que podem interferir na aprendizagem de ciências.
Dessa forma, a metodologia utilizada pelo professor com a participação ativa do aluno teve como princípio norteador a aprendizagem significativa de conceitos científicos, que educa para a cidadania e intervenção consciente do meio onde está inserido.
Além de colaborar no aprimoramento da escrita e leitura e o estudo de diversos gêneros discursivos, o jornal na sala de aula propõe aos alunos a ampliação da participação social do aluno. Cabe ao professor proporcionar aos alunos atividades que levem o aluno à formação da cidadania e repassar conceitos aos seus alunos através do jornal, é uma ferramenta muito eficaz.
Entre outros objetivos é desenvolver nos alunos a leitura e a escrita, de forma que eles possam compreender os mecanismos de organização da linguagem e sua função central na organização da sociedade e nas práticas sociais.
Para os alunos ficou muito claro que o jornal é um importante instrumento para chegar as notícias aos leitores e Informar os leitores de assuntos que fazem parte de seu contexto certamente despertará sua curiosidade e seu interesse.
Cada aluno tem seu estilo próprio de aprender. Assim muitas vezes, é necessário que o professor disponibilize um trabalho individualizado para cada estudante, para suprir as necessidades próprias de cada um. Com esse trabalho haverá um processo facilitador que atenderá os alunos de forma individualizada e ao se apoderar do conteúdo, no retorno à sala de aula, todos os estudantes estarão no mesmo nível de aprendizado.
Dessa forma, no período da tarde, o atendimento do aluno por professores de áreas diversas, será acompanhamento na execução de suas tarefas de casa, atividades, trabalhos e incentivado o aluno a estudar para as provas.
Um acompanhamento que fortalece a autonomia do aluno, sua autoestima positiva e encorajamento do mesmo para enfrentar e minimizar suas dificuldades.
Desde o 6º ano, os alunos do Ensino Fundamental II, têm na sua grade curricular a disciplina de EMPREENDEDORISMO/EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
Na escola , o aluno recebe informações e busca construir seu conhecimento. A partir do conhecimento adquirido, o professor incentiva os alunos a desenvolverem ações para alcançar objetivos e a trabalhar com planejamento e metas. Dessa forma, a longo prazo eles tornam-se preparados para enfrentar conflitos e cenários que exigem senso crítico e capacidade de tomar decisões e demonstrarem um comportamento proativo para vencer as dificuldades.
Ainda, desenvolve no estudante o comprometimento com os valores sociais, desenvolvendo projetos inovadores e com foco em proporcionar o bem coletivo. E o trabalho em grupo desenvolve o senso de liderança aumentando o potencial de alcançar resultados acima das expectativas.
No nosso 6º ano do Colégio Alfa – Ensino Fundamental II, um dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Arte no 4º Bimestre, com o Professor Gabrieu, foi a fotografia!
Selecionados algumas das fantásticas fotografias tiradas por nossos estudantes! O conhecimento artístico é produzido a partir da criatividade, do incentivo e da inspiração estética.
Os estudantes foram retiradas da sala da aula para que pudessem ampliar suas capacidades sensoriais e artísticas.
Arte e crescimento pessoal é no ALFA!
Como parte das atividades do projeto de Aulas Experimentais da disciplina de Ciências os alunos estudaram a fisiologia e a anatomia do Coração bovino. Cada aluno seguiu um roteiro e teve a oportunidade de ver cada parte do coração e entender seu funcionamento.
A aula prática por meio do coração bovino além do contato materializado com o órgão proporcionou a assemelhação dos conceitos com o cotidiano numa relação dialética da teoria com a prática. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas dão sentido a teoria e são de suma relevância para a melhoria no ensino de Ciências.
A aula foi bastante rica, despertou muito interesse nos alunos e gerou discussões sobre doenças do sistema cardiovascular, transplante de coração, relação entre o coração e os sentimentos entre outras questões.
E o ponto alto da aula, segundo os mesmos, foi a possibilidade de tocar no coração.
A professora de ciências do ensino fundamental II, tem utilizado de vários recursos para motivar os alunos a compreenderem o conteúdo de ciências com apresentações de vídeos, debates e o uso da lousa interativa que o Colégio dispõe para os alunos.
Ainda assim, as aulas práticas ajudam no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científico por parte dos estudantes.
A professor usou sua criatividade e inovou provocando os alunos a construírem uma célula a partir de guloseimas e alimentos que se assemelham as partes de uma células. Dessa forma, a atividade estimulou a ação do aluno sobre o objeto de aprendizagem, incentivando-o a estudar, observar e pesquisa a viabilização de objetos que mais se aproximava do conteúdo que procurava.
Assim, o ensino se afasta da transmissão monótona para se aproximar da participação ativa do aluno, dando significado à sua aprendizagem.
Se apenas 3% do lixo em nosso país é reciclado, segundo pesquisas. O que temos feito para melhorar esse percentual em nossas casas? Esse foi o questionamento do professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 6 ano. Trabalhar os 4r, e levar o aluno informar-se e entender a importância da mudança de atitude individual e a colaboração para uma mudança coletiva, foi trabalhado pelo professor de forma teórica e para concretizar e mostrar aos alunos que é possível criar e reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo ou danificar o solo, objetos que podem perfeitamente ser usados e reaproveitados. Assim, os alunos do 6 ano, foram desafiados a criarem objetos úteis e simples para o nosso uso diário. A imaginação, a fantasia, a participação da família foi de suma importância para os alunos realizarem a tarefa.
Se apenas 3% do lixo em nosso país é reciclado, segundo pesquisas. O que temos feito para melhorar esse percentual em nossas casas? Esse foi o questionamento do professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 6 ano. Trabalhar os 4r, e levar o aluno informar-se e entender a importância da mudança de atitude individual e a colaboração para uma mudança coletiva, foi trabalhado pelo professor de forma teórica e para concretizar e mostrar aos alunos que é possível criar e reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo ou danificar o solo, objetos que podem perfeitamente ser usados e reaproveitados. Assim, os alunos do 6 ano, foram desafiados a criarem objetos úteis e simples para o nosso uso diário. A imaginação, a fantasia, a participação da família foi de suma importância para os alunos realizarem a tarefa.
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