ATIVIDADES EM DESTAQUE
PLANTIO DE ÁRVORES
27/10/2021
Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participam do plantio de árvores nativas na Estação Ecológica do Colégio Alfa.

Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participam do plantio de árvores nativas na Estação Ecológica do Colégio Alfa.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA
01/12/2021
O Colégio Alfa dispõe de uma estação ecológica com o objetivo de atender os alunos nas abordagens do meio ambiente e também nos conteúdos interdisciplinares.

O Colégio Alfa dispõe de uma estação ecológica com o objetivo de atender os alunos nas abordagens do meio ambiente e também nos conteúdos interdisciplinares. Os alunos já plantaram a maioria das árvores nativas da estação.

ALFA GAMES
01/12/2021

Alunos Alfa participam de diversas modalidades de esporte com o intuito de estimular a prática de esporte e promoção da qualidade de vida. Nesta semana de Alfa Games , os alunos estreitam laços, aprendem a lidar com a perda e com a vitória e ainda, socializam-se.

É o jovem agindo positivamente com a natureza.
08/12/2021

A aluna Gabriela Rossa plantou uma muda de árvore nativa quando estava no 6 ano e deixou sua tiara para marcar a planta. Hoje, no 9 ano foi com muita surpresa e emoção que encontrou a árvore que havia plantado , grande e bem cuidada. É o jovem agindo positivamente com a natureza.

Concurso Cultural
02/12/2021

A Banda dos alunos do 6 ano foi a vencedora do Concurso Cultural poliedro que incentiva os talentos dos alunos do Ensino Fundamental.

PRODUÇÃO DE TEXTO
02/12/2021

Evento muito interessante de produção de texto. Cada grupo de alunos encenou um trecho de uma série ou clássico da literatura.

SISTEMA ESQUELÉTICO – 6° ANO
02/12/2021
Os alunos do 6 ano estudaram Sistema esquelético podendo conhecer formato, espessura e todos aspectos dos ossos do nosso corpo.

Os alunos do 6 ano estudaram Sistema esquelético podendo conhecer formato, espessura e todos aspectos dos ossos do nosso corpo.

REAÇÕES QUÍMICAS E 3ª. LEI DE NEWTON
02/12/2021
9º ano

A disciplina de Química no Ensino Fundamental tem como um dos objetivos preparar os alunos para iniciarem os estudos dos conteúdos para a entrada no Ensino Médio.

Além da aula teórica de reações químicas, que foram representadas por equações, e compreendendo o conceito de que quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substancia em que a constituição da matéria é alterada, podemos considerar como um fenômeno químico, ou seja, ocorreu a reação química.

Após as informações teóricas os alunos participaram de uma aula prática, como uma maneira eficiente de ensinar e aprimorar a compreensão do conteúdo e auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas.

AULA MÉDIA ARITMÉTICA – 7º. ANO
27/10/2021
7º. ANO

Para os alunos compreenderem na prática o conceito de média aritmética através de uma atividade dos alunos “medirem” o seu próprio corpo.

O objetivo foi do aluno encontrar estratégias para resolver situações-problema envolvendo o cálculo da média para realizar estimativas e tomada de decisões.

AULA PRÁTICA DE GRAFICOS – 7º ano.
01/12/2021
7º ano.

A professora da disciplina de Matemática realizou uma atividade prática com os alunos sobre a compreensão de gráficos. A atividade foi praticada através da construção na sala de informática.

Aprender a construir, fazer a leitura interpretativa de gráficos e tabelas é uma competência importante para o aluno compreender informações divulgadas pela mídia.

POR QUE RESPIRAMOS?
25/10/2021
Vamos conhecer um pulmão?

Sobre o projeto práticas da disciplina de Ciências, com o conteúdo o corpo humano, os alunos do 8º ano ajudaram a professora a “abrir” um pulmão.

A pergunta, por que respiramos?, foi o questionamento que a professora fez para iniciar a aula teórica sobre o Sistema Respiratório. E “como o ar entra e sai do nosso corpo”? também foi uma das perguntas da aula teoria que visou conhecer as explicações dos alunos referentes à função da respiração para nós.

Após as informações obtidas através do livro didático e pesquisa, os alunos chegaram à conclusão de que “ a respiração é uma condição para a vida”.

Aí, chegou a hora de contextualizar a teoria com a prática. E foi assim, que os alunos puderam conhecer as estruturas de um pulmão bovino e suas funções.

Após a utilização dessas estratégias, observou-se mudanças nos níveis explicativos, bem como fatores que podem interferir na aprendizagem de ciências.

Dessa forma, a metodologia utilizada pelo professor com a participação ativa do aluno teve como princípio norteador a aprendizagem significativa de conceitos científicos, que educa para a cidadania e intervenção consciente do meio onde está inserido.

AULA DE JORNAL
28/10/2021

Além de colaborar no aprimoramento da escrita e leitura e o estudo de diversos gêneros discursivos, o jornal na sala de aula propõe aos alunos a ampliação da participação social do aluno. Cabe ao professor proporcionar aos alunos atividades que levem o aluno à formação da cidadania e repassar conceitos aos seus alunos através do jornal, é uma ferramenta muito eficaz.

Entre outros objetivos é desenvolver nos alunos a leitura e a escrita, de forma que eles possam compreender os mecanismos de organização da linguagem e sua função central na organização da sociedade e nas práticas sociais.

Para os alunos ficou muito claro que o jornal é um importante instrumento para chegar as notícias aos leitores e Informar os leitores de assuntos que fazem parte de seu contexto certamente despertará sua curiosidade e seu interesse.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO DE TAREFAS POR PROFESSORES ( PERÍODO DA TARDE)
27/10/2021

Cada aluno tem seu estilo próprio de aprender. Assim muitas vezes, é necessário que o professor disponibilize um trabalho individualizado para cada estudante, para suprir as necessidades próprias de cada um. Com esse trabalho haverá um processo facilitador que atenderá os alunos de forma individualizada e ao se apoderar do conteúdo, no retorno à sala de aula, todos os estudantes estarão no mesmo nível de aprendizado.

Dessa forma, no período da tarde, o atendimento do aluno por professores de áreas diversas, será acompanhamento na execução de suas tarefas de casa, atividades, trabalhos e incentivado o aluno a estudar para as provas.

Um acompanhamento que fortalece a autonomia do aluno, sua autoestima positiva e encorajamento do mesmo para enfrentar e minimizar  suas dificuldades.

EMPREENDEDORISMO/EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA:
27/10/2021
Porque é tão importante?

Desde o 6º ano, os alunos do Ensino Fundamental II, têm na sua grade curricular a disciplina de EMPREENDEDORISMO/EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

Na escola , o aluno recebe informações e busca construir seu conhecimento. A partir do conhecimento adquirido, o professor incentiva os alunos a desenvolverem ações para alcançar objetivos e a trabalhar com planejamento e metas. Dessa forma, a longo prazo eles tornam-se preparados para  enfrentar conflitos e cenários que exigem senso crítico e capacidade de tomar decisões e demonstrarem um comportamento proativo para vencer as dificuldades.

Ainda, desenvolve no estudante o comprometimento com os valores sociais, desenvolvendo projetos inovadores e com foco em proporcionar o bem coletivo. E o trabalho em grupo desenvolve o senso de liderança aumentando o potencial de alcançar resultados acima das expectativas.

Contemplar a natureza faz parte da educação socioemocional dos alunos.
27/10/2021
Arte e crescimento pessoal é no ALFA!

No nosso 6º ano do Colégio Alfa – Ensino Fundamental II, um dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Arte no 4º Bimestre, com o Professor Gabrieu, foi a fotografia!

Selecionados algumas das fantásticas fotografias tiradas por nossos estudantes! O conhecimento artístico é produzido a partir da criatividade, do incentivo e da inspiração estética.

Os estudantes foram retiradas da sala da aula para que pudessem ampliar suas capacidades sensoriais e artísticas.

Arte e crescimento pessoal é no ALFA!

Com o coração na mão: DISSECANDO UM CORAÇÃO
27/10/2021
8º ano

Como parte das atividades do projeto de Aulas Experimentais da disciplina de Ciências os alunos estudaram a fisiologia e a anatomia do Coração bovino. Cada aluno seguiu um roteiro e teve a oportunidade de ver cada parte do coração e entender  seu funcionamento.

 A aula  prática por meio do coração bovino além do contato materializado com o órgão proporcionou a assemelhação dos conceitos com o cotidiano numa relação dialética da teoria com a prática. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas dão sentido a teoria e são de suma relevância para a melhoria no ensino de Ciências.

A aula foi bastante rica, despertou muito interesse nos alunos e gerou discussões sobre doenças do sistema cardiovascular, transplante de coração, relação entre o coração e os sentimentos entre outras questões.

E o ponto alto da aula, segundo os mesmos, foi a possibilidade de tocar no coração.

COMO ENVOLVER OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CÉLULA
25/10/2021

A professora de ciências do ensino fundamental II, tem utilizado de vários recursos para motivar os alunos a compreenderem o conteúdo de ciências com apresentações de vídeos, debates e o uso da lousa interativa que o Colégio dispõe para os alunos.

Ainda assim, as aulas práticas ajudam no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científico por parte dos estudantes.

A professor usou sua criatividade e inovou provocando os alunos a construírem uma célula a partir de guloseimas e alimentos que se assemelham as partes de uma células. Dessa forma, a atividade estimulou a ação do aluno sobre o objeto de aprendizagem, incentivando-o a estudar, observar e pesquisa a viabilização de objetos que mais se aproximava do conteúdo que procurava.

Assim, o ensino se afasta da transmissão monótona para se aproximar da participação ativa do aluno, dando significado à sua aprendizagem.

Dia das Crianças
13/10/2021

Na semana da criança, a professora Sandra da disciplina de Inglês desenvolveu um trabalho de resgate de brincadeiras antigas, promovendo atividades físicas e saúde.

Peteca
20/10/2021

O professor Lucas da disciplina Educação Física , com intuito de trabalhar a Coordenação motora ampla e ainda incentivar os alunos a participarem de uma atividade esportiva que é o jogo de peteca.

Reutilizar, reciclar, reduzir e repensar
20/09/2019
Aluno(s) | 6º ano

Se apenas 3% do lixo em nosso país é reciclado, segundo pesquisas. O que temos feito para melhorar esse percentual em nossas casas? Esse foi o questionamento do professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 6 ano. Trabalhar os 4r, e levar o aluno informar-se e entender a importância da mudança de atitude individual e a colaboração para uma mudança coletiva, foi trabalhado pelo professor de forma teórica e para concretizar e mostrar aos alunos que é possível criar e reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo ou danificar o solo, objetos que podem perfeitamente ser usados e reaproveitados. Assim, os alunos do 6 ano, foram desafiados a criarem objetos úteis e simples para o nosso uso diário. A imaginação, a fantasia, a participação da família foi de suma importância para os alunos realizarem a tarefa.

Reutilizar, reciclar, reduzir e repensar
20/09/2019
Aluno(s) | 6º ano

Se apenas 3% do lixo em nosso país é reciclado, segundo pesquisas. O que temos feito para melhorar esse percentual em nossas casas? Esse foi o questionamento do professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 6 ano. Trabalhar os 4r, e levar o aluno informar-se e entender a importância da mudança de atitude individual e a colaboração para uma mudança coletiva, foi trabalhado pelo professor de forma teórica e para concretizar e mostrar aos alunos que é possível criar e reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo ou danificar o solo, objetos que podem perfeitamente ser usados e reaproveitados. Assim, os alunos do 6 ano, foram desafiados a criarem objetos úteis e simples para o nosso uso diário. A imaginação, a fantasia, a participação da família foi de suma importância para os alunos realizarem a tarefa.

/// dúvidas, críticas e sugestões

Fale Conosco

Este é um canal aberto que a ALFA Umuarama disponibiliza para você enviar suas dúvidas, críticas e sugestões. Entre em contato conosco, e solicite as informações que desejar. Estaremos prontos para respondê-lo.