ATIVIDADES EM DESTAQUE
AULA MÉDIA ARITMÉTICA – 7º. ANO
27/10/2021
7º. ANO

Para os alunos compreenderem na prática o conceito de média aritmética através de uma atividade dos alunos “medirem” o seu próprio corpo.

O objetivo foi do aluno encontrar estratégias para resolver situações-problema envolvendo o cálculo da média para realizar estimativas e tomada de decisões.

AULA PRÁTICA DE GRAFICOS – 7º ano.
01/12/2021
7º ano.

A professora da disciplina de Matemática realizou uma atividade prática com os alunos sobre a compreensão de gráficos. A atividade foi praticada através da construção na sala de informática.

Aprender a construir, fazer a leitura interpretativa de gráficos e tabelas é uma competência importante para o aluno compreender informações divulgadas pela mídia.

POR QUE RESPIRAMOS?
25/10/2021
Vamos conhecer um pulmão?

Sobre o projeto práticas da disciplina de Ciências, com o conteúdo o corpo humano, os alunos do 8º ano ajudaram a professora a “abrir” um pulmão.

A pergunta, por que respiramos?, foi o questionamento que a professora fez para iniciar a aula teórica sobre o Sistema Respiratório. E “como o ar entra e sai do nosso corpo”? também foi uma das perguntas da aula teoria que visou conhecer as explicações dos alunos referentes à função da respiração para nós.

Após as informações obtidas através do livro didático e pesquisa, os alunos chegaram à conclusão de que “ a respiração é uma condição para a vida”.

Aí, chegou a hora de contextualizar a teoria com a prática. E foi assim, que os alunos puderam conhecer as estruturas de um pulmão bovino e suas funções.

Após a utilização dessas estratégias, observou-se mudanças nos níveis explicativos, bem como fatores que podem interferir na aprendizagem de ciências.

Dessa forma, a metodologia utilizada pelo professor com a participação ativa do aluno teve como princípio norteador a aprendizagem significativa de conceitos científicos, que educa para a cidadania e intervenção consciente do meio onde está inserido.

AULA DE JORNAL
28/10/2021

Além de colaborar no aprimoramento da escrita e leitura e o estudo de diversos gêneros discursivos, o jornal na sala de aula propõe aos alunos a ampliação da participação social do aluno. Cabe ao professor proporcionar aos alunos atividades que levem o aluno à formação da cidadania e repassar conceitos aos seus alunos através do jornal, é uma ferramenta muito eficaz.

Entre outros objetivos é desenvolver nos alunos a leitura e a escrita, de forma que eles possam compreender os mecanismos de organização da linguagem e sua função central na organização da sociedade e nas práticas sociais.

Para os alunos ficou muito claro que o jornal é um importante instrumento para chegar as notícias aos leitores e Informar os leitores de assuntos que fazem parte de seu contexto certamente despertará sua curiosidade e seu interesse.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO DE TAREFAS POR PROFESSORES ( PERÍODO DA TARDE)
27/10/2021

Cada aluno tem seu estilo próprio de aprender. Assim muitas vezes, é necessário que o professor disponibilize um trabalho individualizado para cada estudante, para suprir as necessidades próprias de cada um. Com esse trabalho haverá um processo facilitador que atenderá os alunos de forma individualizada e ao se apoderar do conteúdo, no retorno à sala de aula, todos os estudantes estarão no mesmo nível de aprendizado.

Dessa forma, no período da tarde, o atendimento do aluno por professores de áreas diversas, será acompanhamento na execução de suas tarefas de casa, atividades, trabalhos e incentivado o aluno a estudar para as provas.

Um acompanhamento que fortalece a autonomia do aluno, sua autoestima positiva e encorajamento do mesmo para enfrentar e minimizar  suas dificuldades.

EMPREENDEDORISMO/EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA:
27/10/2021
Porque é tão importante?

Desde o 6º ano, os alunos do Ensino Fundamental II, têm na sua grade curricular a disciplina de EMPREENDEDORISMO/EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

Na escola , o aluno recebe informações e busca construir seu conhecimento. A partir do conhecimento adquirido, o professor incentiva os alunos a desenvolverem ações para alcançar objetivos e a trabalhar com planejamento e metas. Dessa forma, a longo prazo eles tornam-se preparados para  enfrentar conflitos e cenários que exigem senso crítico e capacidade de tomar decisões e demonstrarem um comportamento proativo para vencer as dificuldades.

Ainda, desenvolve no estudante o comprometimento com os valores sociais, desenvolvendo projetos inovadores e com foco em proporcionar o bem coletivo. E o trabalho em grupo desenvolve o senso de liderança aumentando o potencial de alcançar resultados acima das expectativas.

Contemplar a natureza faz parte da educação socioemocional dos alunos.
27/10/2021
Arte e crescimento pessoal é no ALFA!

No nosso 6º ano do Colégio Alfa – Ensino Fundamental II, um dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Arte no 4º Bimestre, com o Professor Gabrieu, foi a fotografia!

Selecionados algumas das fantásticas fotografias tiradas por nossos estudantes! O conhecimento artístico é produzido a partir da criatividade, do incentivo e da inspiração estética.

Os estudantes foram retiradas da sala da aula para que pudessem ampliar suas capacidades sensoriais e artísticas.

Arte e crescimento pessoal é no ALFA!

Com o coração na mão: DISSECANDO UM CORAÇÃO
27/10/2021
8º ano

Como parte das atividades do projeto de Aulas Experimentais da disciplina de Ciências os alunos estudaram a fisiologia e a anatomia do Coração bovino. Cada aluno seguiu um roteiro e teve a oportunidade de ver cada parte do coração e entender  seu funcionamento.

 A aula  prática por meio do coração bovino além do contato materializado com o órgão proporcionou a assemelhação dos conceitos com o cotidiano numa relação dialética da teoria com a prática. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas dão sentido a teoria e são de suma relevância para a melhoria no ensino de Ciências.

A aula foi bastante rica, despertou muito interesse nos alunos e gerou discussões sobre doenças do sistema cardiovascular, transplante de coração, relação entre o coração e os sentimentos entre outras questões.

E o ponto alto da aula, segundo os mesmos, foi a possibilidade de tocar no coração.

COMO ENVOLVER OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CÉLULA
25/10/2021

A professora de ciências do ensino fundamental II, tem utilizado de vários recursos para motivar os alunos a compreenderem o conteúdo de ciências com apresentações de vídeos, debates e o uso da lousa interativa que o Colégio dispõe para os alunos.

Ainda assim, as aulas práticas ajudam no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científico por parte dos estudantes.

A professor usou sua criatividade e inovou provocando os alunos a construírem uma célula a partir de guloseimas e alimentos que se assemelham as partes de uma células. Dessa forma, a atividade estimulou a ação do aluno sobre o objeto de aprendizagem, incentivando-o a estudar, observar e pesquisa a viabilização de objetos que mais se aproximava do conteúdo que procurava.

Assim, o ensino se afasta da transmissão monótona para se aproximar da participação ativa do aluno, dando significado à sua aprendizagem.

Dia das Crianças
13/10/2021

Na semana da criança, a professora Sandra da disciplina de Inglês desenvolveu um trabalho de resgate de brincadeiras antigas, promovendo atividades físicas e saúde.

Peteca
20/10/2021

O professor Lucas da disciplina Educação Física , com intuito de trabalhar a Coordenação motora ampla e ainda incentivar os alunos a participarem de uma atividade esportiva que é o jogo de peteca.

Reutilizar, reciclar, reduzir e repensar
20/09/2019
Aluno(s) | 6º ano

Se apenas 3% do lixo em nosso país é reciclado, segundo pesquisas. O que temos feito para melhorar esse percentual em nossas casas? Esse foi o questionamento do professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 6 ano. Trabalhar os 4r, e levar o aluno informar-se e entender a importância da mudança de atitude individual e a colaboração para uma mudança coletiva, foi trabalhado pelo professor de forma teórica e para concretizar e mostrar aos alunos que é possível criar e reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo ou danificar o solo, objetos que podem perfeitamente ser usados e reaproveitados. Assim, os alunos do 6 ano, foram desafiados a criarem objetos úteis e simples para o nosso uso diário. A imaginação, a fantasia, a participação da família foi de suma importância para os alunos realizarem a tarefa.

Reutilizar, reciclar, reduzir e repensar
20/09/2019
Aluno(s) | 6º ano

Se apenas 3% do lixo em nosso país é reciclado, segundo pesquisas. O que temos feito para melhorar esse percentual em nossas casas? Esse foi o questionamento do professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 6 ano. Trabalhar os 4r, e levar o aluno informar-se e entender a importância da mudança de atitude individual e a colaboração para uma mudança coletiva, foi trabalhado pelo professor de forma teórica e para concretizar e mostrar aos alunos que é possível criar e reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo ou danificar o solo, objetos que podem perfeitamente ser usados e reaproveitados. Assim, os alunos do 6 ano, foram desafiados a criarem objetos úteis e simples para o nosso uso diário. A imaginação, a fantasia, a participação da família foi de suma importância para os alunos realizarem a tarefa.

/// dúvidas, críticas e sugestões

Fale Conosco

Este é um canal aberto que a ALFA Umuarama disponibiliza para você enviar suas dúvidas, críticas e sugestões. Entre em contato conosco, e solicite as informações que desejar. Estaremos prontos para respondê-lo.