Vamos conhecer um pulmão?
Sobre o projeto práticas da disciplina de Ciências, com o conteúdo o corpo humano, os alunos do 8º ano ajudaram a professora a “abrir” um pulmão.
A pergunta, por que respiramos?, foi o questionamento que a professora fez para iniciar a aula teórica sobre o Sistema Respiratório. E “como o ar entra e sai do nosso corpo”? também foi uma das perguntas da aula teoria que visou conhecer as explicações dos alunos referentes à função da respiração para nós.
Após as informações obtidas através do livro didático e pesquisa, os alunos chegaram à conclusão de que “ a respiração é uma condição para a vida”.
Aí, chegou a hora de contextualizar a teoria com a prática. E foi assim, que os alunos puderam conhecer as estruturas de um pulmão bovino e suas funções.
Após a utilização dessas estratégias, observou-se mudanças nos níveis explicativos, bem como fatores que podem interferir na aprendizagem de ciências.
Dessa forma, a metodologia utilizada pelo professor com a participação ativa do aluno teve como princípio norteador a aprendizagem significativa de conceitos científicos, que educa para a cidadania e intervenção consciente do meio onde está inserido.